Metamorfose ambulante

|
Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas hoje fui surpreendida por uma idéia que surgiu "do nada" (aliás é sempre assim, de repente vem a minha cabeça uma resposta pra uma pergunta que eu não tinha nem formulado... coisa de doido... rs). Voltando à idéia, de repente percebi "eu sou uma pessoa de reação". É isso mesmo, sempre me considerei uma mulher de ação, uma mulher que não ficava na janela olhando a vida passar. Mas, eu estava errada, sou uma mulher de reação. Todas as atitudes que tomei em minha vida foram conseqüências de um estímulo, de uma palavra, ou mesmo de uma outra ação minha anterior (ação não, reação anterior... ainda não me acostumei...rs), portanto, não foram ações, e sim reações. A princípio pode parecer que essa minha conclusão é muito conveniente, que é uma forma de eu não me sentir culpada por meus erros, uma forma de me eximir da responsabilidade por meus atos. Mas não, o fato de estar apenas reagindo não diminui a responsabilidade por minhas atitudes, na verdade até aumenta. Sim, aumenta, pois se uma ação é sempre resultado de uma anterior, um erro se torna mais grave, pois o seu resultado não será apenas suas conseqüências específicas, mas o encadeamento de outras situações que, muito provavelmente, me levarão a outros erros. Parece loucura, pode até ser, mas é assim que penso, pelo menos até a próxima mudança de idéia. Como diz meu caro Raul, eu prefiro ser...

0 comentários: