Yes, we créu.

|

Confesso. Chorei quando soube da escolha do Rio pra sediar as Olimpíadas de 2016. Motivos? Tirando o fato de eu ser uma manteiga derretida, acho que vai fazer bem à auto-estima brasileira, vou poder assitir a tudo razoavelmente de perto e não posso negar um certo prazer ao ver meu estado natal sediando um evento de repercusão mundial, a cidade do Rio derrotando Chicago, Tóquio, Madrid. Dor de cotovelo tupiniquim? Que seja. O fato é que essa parada, ganhamos.

É nessa hora que os pragmáticos perguntam. Será que ganhamos mesmo? Será que o legado deixado pelas Olímpiadas será positivo ou herdaremos apenas dívidas, obras inúteis e a sensação de ter comprado gato por lebre?

Nesse momento, não há como deixar de lembrar dos inúmeros defensores da ideia de que sediar o Pan não foi nada lucrativo pro Rio, alegam que as obras realizadas estão sendo mal aproveitadas, que o sistema de transporte não se desenvolveu e que muitas das promessas de melhorias não foram cumpridas, entre outras lamúrias. Além do mais, natural que se pense que um país com tantos problemas graves em áreas como saúde, educação e segurança não pode se dar ao luxo de gastar dinheiro sediando um evento esportivo desse porte.

Acontece que, a meu ver, dois fatores devem ser levados em conta. Primeiro, o maior dos benefícios que teremos com as Olimpíadas não é passível de ser medido monetariamente, tem muito mais a ver com a possibilidade do Brasil se posicionar mundialmente por uma realização positiva. Além do mais, ninguém em sã consciência acredita que esse dinheiro que está sendo captado pra investir na preparação do Rio seria usado na saúde, educação ou segurança caso não tivéssemos sido escolhidos como sede. Eis a cpmf que não deixa qualquer dúvida, alguém viu alguma melhoria expressiva na saúde no período em que ela vigorou?

Por fim, não acho muito produtivo chorar pelo leite derramado. As Olímpiadas de 2016 serão no Rio, fato, não há o que fazer pra evitar isso. Portanto, sinceramente desejo que o tempo que falta até lá seja muito bem aproveitado pra que tudo seja preparado da melhor maneira possível e que usemos esse evento como mais um degrau. Rumo ao pódio olímpico? Sinceramente, conheço pódios mais interessantes... rs.

10 comentários:

Paula Barros disse...

Quanto ao seu comentário - perfeitamente que entendo, e que bom que você me entende e me traduz. um beijo especial.


Quanto as olimpíadas, não entendo muito para tecer críticas e avaliações, mas a sensação que tive foi de melhorar a autoestima do povo, e ver se com isso os nossos políticos tb se sentem mobilizados de alguma forma a se comprometer com o melhor, não só para o Rio, e para as outras cidades envolvidas.

Nós brasileiro, incluive e principalmente eu, precisamos valorizar e cuidar mais do nosso país. Deixar de só criticar os políticos e ter atitudes individuais que somam e melhoram a comunidade.

Um pequeno exemplo: no Rio vi várias pessoas andando com os cachorros e um saquinho plástico, e apanhando as fezes.

Aqui em Recife, tem até Lei Municipal, que nem precisaria, e mesmo assim raramente vejo alguém apanhando fezes.

Agora é torcer por um Brasíl melhor.

abraços

Leo Mandoki, Jr. disse...

posso dizer a verdade?
vou dizer!
das 4 cidades, o Rio é a que tinha as piores condições logisticas e de infra-estruturas. Então pq foi pro RJ?
Por um acordo tácito de que o planeta mudou e deixou de ser imperialista. Agora sim temos as Olimpiadas na America latina (nas veias abertas da america latina!). Geopoliticamente falando é bom. Mas tem gosto de premio de consolação!
Mas tdo bem!
vamos fazer dos limões uma limonada né!!!
beijocas
(chora não!)

Bill Falcão disse...

Também gostei muito quando vi o Rio vencedor, Dani!
Só não acredito que darão aos atletas brasileiros condições de competir com os que ganham sempre. Mas, adoro o Rio e tudo que exalte a Cidade Maravilhosa!
Bjooooooo!!!!!!!!!

Fabricante de Sonhos disse...

Que saudade daqui! Sumi, mas agora voltei com tudo, viu?

Fiquei muito feliz com o fato do Rio sediar as Olimpíadas.
Espero que nossos governantes façam um bom trabalho, e usem o dinheiro de forma consciênte. Mas que isso.... De maneira inteligente.

Um beijooo!

~*Rebeca*~ disse...

Pensando no hoje é algo meio furado, mas daqui sete anos quem sabe tudo esteja mudado, pra melhor claro! E seja o que o pré-sal quiser!

até mais.

Jota Cê

:.tossan® disse...

47% de saneamento básico por fazer...Senhores e senhoras
Os salários mais baixos do mundo...Preciso completar? Não... Não preciso. Beijo

Unseen India Tours disse...

Beautiful and lovely post !! Fantastic words !!Unseen Rajasthan

Melia Azedarach L. disse...

Prometo ler tudo com calma nesse fds, conversar decentemente com você e tentar contar toda a reviravolta da minha vida.
Confesso que acordo as 6 da manhã, mas que tenho café (combustivel) e que estou tão cansada e com fome que não sei se durmo ou se como, mas poderia dormir enquanto como.
E saudade eu também sinto, muita, preciso falar com você e atualizei o blog, não é rpa vc dessa vez, é pra pessoa que esteve aqui nesse meu mundo, enquanto eu me desesperava.
Um grande beijo querida!

b disse...

Que o fogo do Olimpo e o significado dele nos envolva.

Barbara disse...

Ah...é bom que as coisas se movimentem...num sentido diferente.
É a roda de que te falei.
Movimento.
Surpresas.
Idas.
Meia voltas
Tudo de que é capaz uma roda...assim é com a vida.